Por Angelica Altmann
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, três em cada quatro dos cultivos mais importantes para o consumo humano e mais de um terço da terra cultivada no mundo dependem das abelhas para a polinização.
O que as abelhas polinizam?
Não se trata apenas de frutas, castanhas ou legumes; abelhas também polinizam alfafa consumida pelo gado e plantações usadas para vestimentas e remédios. É por isso a extrema preocupação com as reduções severas das ABELHAS na última década.
Por que as abelhas estão desaparecendo?
Mortes em massa de abelhas estão associadas a agrotóxicos, na sua maioria os conhecidos ‘’neonicotinoides’’, ácaros parasitas e perda de habitat para a monocultura comercial em larga escala.
Mudanças climáticas também afetaram espécies nativas em todo o mundo, levando mais de uma dúzia de espécies americanas à lista de espécies ameaçadas.
Ainda há esperança!
Um o programa Unesco e Guerlain lançado esse ano que tem Angelina Jolie como embaixadora do programa Mulheres pelas Abelhas da ONU, irá treinar 50 mulheres apicultoras e empreendedoras em 25 reservas ambientais no mundo e pretende construir 2,5 mil colmeias e repovoar 125 milhões de abelhas até 2025, essas mulheres são da Bulgária, Camboja, China, Etiópia, França, Rússia, Ruanda, Eslovênia, do Peru, Indonésia e outros países e serão treinadas até 2022.
A Meliponicultura
As abelhas são muito importantes para sobrevivência humana, nós também podemos ajudar, plantando flores no jardim aderindo à Meliponicultura, que é a criação de abelhas sem ferrão.
Pesquise mais sobre o assunto em: https://abelha.org.br/meliponicultura/.
Fontes:
Imagem: @bee_influencer
https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2021/05/angelina-jolie-apoia-as-abelhas-e-as-apicultoras-como-guardias-do-meio-ambiente
コメント