top of page
  • Convidado(a)

A ESSENCIALIDADE DAS ABELHAS EM NOSSO ECOSSISTEMA

Por Angelica Altmann


Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, três em cada quatro dos cultivos mais importantes para o consumo humano e mais de um terço da terra cultivada no mundo dependem das abelhas para a polinização.


O que as abelhas polinizam?

Não se trata apenas de frutas, castanhas ou legumes; abelhas também polinizam alfafa consumida pelo gado e plantações usadas para vestimentas e remédios. É por isso a extrema preocupação com as reduções severas das ABELHAS na última década.


Por que as abelhas estão desaparecendo?

Mortes em massa de abelhas estão associadas a agrotóxicos, na sua maioria os conhecidos ‘’neonicotinoides’’, ácaros parasitas e perda de habitat para a monocultura comercial em larga escala.

Mudanças climáticas também afetaram espécies nativas em todo o mundo, levando mais de uma dúzia de espécies americanas à lista de espécies ameaçadas.


Ainda há esperança!

Um o programa Unesco e Guerlain lançado esse ano que tem Angelina Jolie como embaixadora do programa Mulheres pelas Abelhas da ONU, irá treinar 50 mulheres apicultoras e empreendedoras em 25 reservas ambientais no mundo e pretende construir 2,5 mil colmeias e repovoar 125 milhões de abelhas até 2025, essas mulheres são da Bulgária, Camboja, China, Etiópia, França, Rússia, Ruanda, Eslovênia, do Peru, Indonésia e outros países e serão treinadas até 2022.


A Meliponicultura

As abelhas são muito importantes para sobrevivência humana, nós também podemos ajudar, plantando flores no jardim aderindo à Meliponicultura, que é a criação de abelhas sem ferrão.


Pesquise mais sobre o assunto em: https://abelha.org.br/meliponicultura/.


Fontes:


Imagem: @bee_influencer


https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2021/05/angelina-jolie-apoia-as-abelhas-e-as-apicultoras-como-guardias-do-meio-ambiente

2 visualizações0 comentário
bottom of page