top of page

Sociobiodiversidade

A sociobiodiversidade é “o resultado da soma de natureza mais sociedade” (ARAUJO, 2013, p. 8). Significa o conjunto de interações culturais, leia-se, a vinculação entre as culturas e a biodiversidade com todas as implicações sociais e ecológicas que dela advém (CAVALHEIRO; ARAUJO, 2017), constituindo as práticas sociais de produção ou de vivência comunitária no trato com a biodiversidade.

 

A sociobiodiversidade envolve a relação entre a agrobiodiversidade – sistemas agrícolas tradicionais - e a biodiversidade, considerando o uso e manejo dos recursos desta advindo de acordo com o conhecimento e a cultura dos povos tradicionais, voltados à manutenção e valorização de seus saberes, provendo a sua subsistência, respeitando a preservação do meio ambiente (IPÊ, 2019 apud IZOLANI, 2021, p. 41).

Este eixo temático do Ruptura tem como foco a proteção dos direitos humanos, da sociobiodiversidade e o combate à crise ecológica, abordando, de uma maneira complexa e interdisciplinar, diferentes correntes teóricas a respeito das causas, consequências e soluções aos problemas socioambientais modernos.

 

Focalizamos estudos críticos a respeito dos modelos produtivos modernos, especialmente a partir de um olhar sobre a agroecologia, a soberania e a segurança alimentar. Nos dedicamos ainda, dentre outros, aos temas do constitucionalismo e direito ambiental, sustentabilidade socioambiental, ecofeminismos e ecossocialismo.

Confira nosso conteúdo exclusivo para assinantes sobre o tema e nossa biblioteca.

Um agricultor está a tomar conta da massa de arroz
Mulher em um campo
bottom of page