top of page

Sociobiodiversidade

A sociobiodiversidade significa o conjunto de interações culturais-naturais, ou seja, a vinculação entre as culturas e a biodiversidade com todas as implicações sociais e ecológicas que dela advém, constituindo as práticas sociais de produção ou de vivência comunitária no trato com a biodiversidade.

 

A sociobiodiversidade envolve a relação entre a agrobiodiversidade – sistemas agrícolas tradicionais - e a biodiversidade, considerando o uso e manejo dos recursos desta advindo de acordo com o conhecimento e a cultura dos povos tradicionais, voltados à manutenção e valorização de seus saberes, provendo a sua subsistência, respeitando a preservação do meio ambiente.

Este eixo temático do Ruptura tem como foco a proteção dos direitos humanos, da sociobiodiversidade e o combate à crise ecológica, abordando, de uma maneira complexa e interdisciplinar, diferentes correntes teóricas a respeito das causas, consequências e soluções aos problemas socioambientais modernos.

 

Focalizamos estudos críticos a respeito dos modelos produtivos modernos, especialmente a partir de um olhar sobre a agroecologia, a soberania e a segurança alimentar e o papel e resistência dos movimentos populares e povos originários. Focalizam-se ainda, dentre outros, temas como: constitucionalismo e direito ambiental; ecologização do Direito; sustentabilidade socioambiental; teoria da ruptura metabólica e crítica marxista ao direito.

Confira nosso conteúdo sobre o tema:

1.png
3.png
2.png
Um agricultor está a tomar conta da massa de arroz
Mulher em um campo
bottom of page