top of page
  • Foto do escritorRuptura

XINGU: A DESTRUIÇÃO CONTINUA

A sugestão de hoje é da matéria "Belo Monte: comunidades indígenas sentem os impactos da redução da vazão do Xingu" realizada pelo Fantastico no domingo 21.03 que você pode assistir na íntegra aqui.


A reportagem do Fantástico aponta que "este ano, a presidência do Ibama deu o ok para o plano de manejo das águas do rio, mas o Ministério Público e até um parecer do próprio Ibama dizem que faltam estudos sobre o impacto na região".


Trata-se de mais uma decisão que piora a situação do Xingu e região após o ecocídio e etnocídio iniciado pela construção da usina Belo Monte.


Para saber mais sobre os problemas envolvendo a construção de Belo Monte, sugerimos as matérias da jornalista Eliane Brum, que acompanhou o caso desde o início e o retrata detalhadamente. Destacamos:


1. Belo Monte: a anatomia de um etnocídio: "A procuradora da República Thais Santi conta como a terceira maior hidrelétrica do mundo vai se tornando fato consumado numa operação de suspensão da ordem jurídica, misturando o público e o privado e causando uma catástrofe indígena e ambiental de proporções amazônicas"


2. Belo Monte, a obra que une os polos políticos: "Duas vezes inaugurada, a primeira por Dilma Rousseff (PT), a segunda por Jair Bolsonaro (PSL), a polêmica usina denuncia o drama da democracia brasileira"


Também indicamos o livro de Eliane Brum: "Brasil: construtor de ruínas. Um olhar sobre o País, de Lula a Bolsonaro":



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page