top of page
  • Foto do escritorRuptura

Newsletter #5

Confira os destaques de nossa equipe das últimas três semanas:


Tragédia de Chernobyl completa 37 anos - Relatos dos Sobreviventes


O desastre de Chernobyl liberou uma grande quantidade de material radioativo na atmosfera, afetando principalmente a Ucrânia, a Bielorrússia e a Rússia, além de outras áreas da Europa. Estima-se que, ao todo, cerca de 400 mil pessoas foram expostas à radiação. O desastre teve consequências graves para a saúde das pessoas que foram expostas à radiação, incluindo mortes e doenças graves como câncer, problemas cardíacos e distúrbios sanguíneos. Além disso, o acidente teve um impacto significativo no meio ambiente, com a contaminação de áreas extensas de terra, água e ar. Veja alguns relatos dos sobreviventes deste triste capítulo da história da humanidade na reportagem da Revista Piauí.


Mudanças climáticas e o tempo do fim


Günther Anders foi um filósofo e escritor austríaco que viveu de 1902 a 1992. Ele é conhecido por sua reflexão sobre o impacto da tecnologia na sociedade e na cultura. O "Tempo do Fim" de Günther Anders é uma reflexão sobre as ameaças representadas pela tecnologia moderna, em particular pela tecnologia nuclear, e sobre a necessidade de uma mudança radical na maneira como pensamos e agimos para lidar com essas ameaças. A dissertação “Vivendo na prorrogação: o “tempo do fim” de Günther Anders” de Claudia Rodrigues Vieira de Alencar analisa o conceito de “tempo do fim” do filósofo alemão Günther Anders. Confira.


Criadouro de polvos na Espanha causa revolta


A proposta confidencial de planejamento da empresa Nueva Pescanova foi entregue à BBC pela organização ativista Eurogroup for Animals. Os planos de construir a primeira fazenda de polvos do mundo levantaram profundas preocupações entre cientistas sobre o bem-estar dos animais, conhecidos por sua inteligência. Acompanhe o caso na reportagem da BBC.


Reconhecidos e demarcados 06 (seis) novos territórios indígenas no Brasil


As TIs homologadas são Arara do Rio Amônia (AC), com população de 434 indígenas e portaria declaratória do ano de 2009; Kariri-Xocó (AL), com população de 2.300 indígenas e portaria declaratória do ano de 2006; Rio dos Índios (RS), com população de 143 indígenas e portaria declaratória de 2004; Tremembé da Barra do Mundaú (CE), com população de 580 indígenas e portaria declaratória do ano de 2015; Uneiuxi (AM), com população de 249 indígenas e portaria declaratória do ano de 2006; e Avá-Canoeiro (GO), com população de nove indígenas e portaria declaratória do ano de 1996. Saiba mais.



Incêndios florestais causam grandes transtornos em Alberta, no Canadá

Mais de 100 focos de incêndio forçaram a evacuação de 29 mil pessoas de suas residências no estado de Alberta, no Canadá. Além disso, o país declarou estado de calamidade em razão dos grandes impactos provocados por estes grandes incêndios. Conforme já pontuado pelo IPCC, ondas de calor e incêndios florestais mais duradouros são eventos naturais mais intensos e recorrentes com o avanço do aquecimento global. É a ação do homem provocando a destruição da humanidade. Saiba mais.


Cientistas descobrem novo tipo de micróbio que consome plástico

Segundo matéria da BBC, uma equipe de pesquisadores do Instituto Federal Suíço WSL estava investigando micróbios na Groenlândia, Svalbard e na Suíça quando descobriram que alguns poderiam quebrar o plástico a temperaturas de 15 graus Celsius. Anteriormente, os cientistas só encontraram micróbios fazendo isso em altas temperaturas - em torno de 30C. Acredita-se que a descoberta é muito importante porque pode ter um grande impacto na reciclagem de plástico no futuro. Saiba mais.


Matéria do Joio e o Trigo aponta distorções na tributação de alimentos que uma reforma tributária deveria enfrentar

Segundo a matéria, a política fiscal atual está desalinhada às diretrizes de saúde estabelecidas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. A reportagem destaca como os alimentos in natura e pouco processados registram maior inflação e tem se tornado progressivamente mais caros no Brasil.Confira o texto completo aqui.


Guiné-Bissau adota acordo sobre meio ambiente e direitos humanos da ONU

País lusófono é o primeiro da região africana e 47º do mundo a aderir o Acordo sobre Acesso à Informação, Justiça Ambiental e Participação Publica na Tomada de Decisões. Saiba mais.


Seca no Lago Prespa ameaça biodiversidade

O Lago Prespa integra os territórios da Macedónia do Norte, Grécia e Albânia. Segundo a reportagem "As condições meteorológicas desfavoráveis associadas às alterações climáticas e ao impacto humano colocam em risco a sobrevivência desta paisagem". Saiba mais.






8 visualizações0 comentário
bottom of page