Ruptura
Newsletter #3
Confira abaixo os destaques da equipe do Ruptura nos últimos quinze dias. Clique nos títulos para acessar as matérias e notícias completas:
RIO KISSIMMEE VOLTA À VIDA NA FLORIDA
Após mais de 60 anos de luta da comunidade para recuperação do Rio Kissimmee, localizado na Flórida, Estados Unidos, especialistas apontam que um desastre foi evitado e que a vida selvagem voltou a se desenvolver. A reportagem do National Geographic destaca: pântanos restaurados fornecem corredores para animais selvagens maiores, como panteras e ursos da Flórida, e habitat para espécies ameaçadas de extinção, incluindo pardais gafanhotos. Ao armazenar água, eles também ajudam a evitar inundações durante as tempestades.
REVOGAÇÃO DE NORMAS AMBIENTAIS INCONSTITUCIONAIS APÓS DENÚNCIA FEITA POR REPORTAGEM DA PÁGINA O JOIO E O TRIGO
Nesta semana, destacamos a reação do governo à matéria do Joio e o Trigo. Segundo a matéria, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) anunciou que revogará a norma do governo de Jair Bolsonaro que libera exploração agropecuária de terras indígenas por não indígenas. A informação foi uma resposta à reportagem do Joio que expunha que a medida inconstitucional seguia vigente, quase cem dias após o início do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
LEONIE SARUBBO, CIENTISTA BRASILEIRA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP, CRIOU UM "DETERGENTE" PARA LIMPAR O ÓLEO DE PRAIAS
Formado por extratos vegetais e outros compostos naturais, o produto foi utilizado na limpeza de praias como Itapuama, na região Metropolitana do Recife. Um dos atributos da invenção é a capacidade de remover o óleo, sem afetar as espécies que vivem no entorno.
IPCC AFIRMA EM SEU ÚLTIMO RELATÓRIO PUBLICADO QUE, NO FUTURO, AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS TERÃO IMPACTO AINDA MAIOR NOS SISTEMAS NATURAIS E HUMANOS E QUE IRÃO INTERFERIR DE FORMA MAIS INCISIVA NAS DESIGUALDADES REGIONAIS
O aquecimento global não se manifesta de forma homogênea em todo o planeta. Segundo o relatório do IPCC, a temperatura de superfície global da Terra aumentou cerca de 1,1ºC desde o início da era industrial, mas esse aquecimento foi maior sobre áreas terrestres (1,6ºC) do que sobre os oceanos (0,9ºC) e algumas regiões estão aquecendo muito mais rápido do que outras.
ENTENDA O QUE É A ENERGIA EÓLICA E QUAIS SÃO SEUS POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS
Considerada uma solução promissora para a transição da matriz energética global para fontes limpas, a energia eólica também tem provocado conflitos por poder causar impactos negativos na biodiversidade e nas comunidades de lugares onde tem sido implementada.
PLANTAS QUE GRITAM
Em um novo estudo, os cientistas conseguiram registrar os ruídos de estalo que as plantas fazem quando desidratadas ou sob estresse.
VOCÊ SABIA QUE QUASE 20% DOS ALIMENTOS SÃO DESPERDIÇADOS?
Estima-se que 931 milhões de toneladas de alimentos, ou 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores em 2019, foram para o lixo de residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares.
ESTUDO PRODUZIDO POR PROFESSOR DA UFSM AUXILIA NA ANÁLISE DE DADOS PARA DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICA DE REGULAMENTAÇÃO DE MERCADO DE CARBONO NO BRASIL
Valny Giacomelli Sobrinho, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) da UFSM, desenvolveu um método que utiliza álgebra matricial para definir quais atividades econômicas devem integrar o chamado “Mercado de Carbono”. Seu trabalho foi publicado no Journal of Cleaner Production.
O QUE É JUSTIÇA CLIMÁTICA
Nosso colaborador, Diego Pereira, te ajuda a entender um pouco melhor sobre os fundamentos do conceito de Justiça Climática pelo #AGUEXPLICA