top of page

História, natureza, trabalho, educação

A sugestão desta semana da nossa Diretora Leura Dalla Riva é a coletânea "História, natureza, trabalho, educação" organizada por Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Roseli Salete Caldart e publicada pela editora Expressão Popular.


O livro traz uma coletânea de textos de K. Marx e F. Engels sobre os temas história, Natureza, trabalho e educação. O que mais nos interessou foi a parte dedicada a abordagem dos autores sobre o tema da "Natureza" que se destina especialmente aos interessados em aprofundar os debates envolvendo a teoria da ruptura metabólica e efeitos os predatórios do capitalismo sobre o meio ambiente.


Como bem destacam os organizadores, "Marx e Engels não tiveram como foco direto de suas formulações teóricas nem a ecologia nem a questão agrária em si. Entretanto, o seu ponto de partida filosófico e o caminho de estudos que eles trilharam , especialmente Marx, permitem que se pense hoje sobre estas questões desde o referencial teórico-metodológico que construíram".


A Parte IV do livro conta, portanto, com textos de Marx e Engels de diversas obras, como: Debates sobre a lei referente ao furto da madeira (1842, Marx); formas que precederam a produção capitalista (1857-1858, Marx); A assim chamada acumulação primitiva (1867, Marx); gênese da renda fundiária capitalista (1894); correspondências entre Vera Zasulich e K. Marx (1881); Natureza e história (1886, Engels); dentre outros.


Alguns desses textos podem ser acessados na plataforma: https://www.marxists.org/portugues/



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page