top of page

Firmada parceria PUC-Campinas e Ruptura: Aprovado o projeto "Potencialidades e desafios da litigância e atuação estratégica na promoção da justiça climática"

É com imensa felicidade que anunciamos a parceria firmada pelo Ruptura com a PUC-Campinas através da aprovação do projeto temático "Potencialidades e desafios da litigância e atuação estratégica na promoção da justiça climática: da Região Metropolitana de Campinas (RMC) aos organismos internacionais 2024/2025" que integrará o Núcleo de Estudos Clínicos em Direitos Humanos (NECDH) da faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e o Ruptura.


Como consequência da permanência e do aprofundamento dos problemas socioambientais e climáticos e como reação ao comprometimento insuficiente dos líderes políticos, dos setores público e privado e das organizações internacionais em cumprir as metas estabelecidas para conter as mudanças climáticas, os casos de litígio climático cresceram significativamente em todo o mundo nos últimos anos.


Nesse contexto, o projeto aprovado em parceria com a PUC-Campinas tem como objetivo geral proporcionar a formação dos participantes acerca dos aspectos teóricos que envolvem a atuação estratégica em justiça climática, bem como criar um espaço de atuação prática para tutela jurídica do equilíbrio climático, utilizando-se da litigância estratégica para promover os direitos humanos, os direitos da Natureza, a justiça (climática e ecológica) e a equidade (intergeracional, de gênero, de raça e de classe), em uma perspectiva crítica e interdisciplinar.


Agradecemos e parabenizamos o trabalho de todos os envolvidos, especialmente nossa Diretora de Projetos e Parcerias Maria Eduarda Ardinghi Brollo, nossos Colaboradores Prof. Dr. Cláudio J. Franzolin, Prof. Dr. Josué Mastrodi e todos os demais envolvidos da Faculdade de Direito, do NECDH e do PPGD da PUC-Campinas!


Fique ligado em nosso site e redes para mais informações em breve!


5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page