top of page
  • Foto do escritorRuptura

Seminário "Dependência e América Latina"

Atualizado: 28 de mar.

No dia 17 de abril, 19h, o Ruptura realizará o seminário "Dependência e América Latina" como atividade integrante do "Ciclo de Debates do Ruptura: Desafios socioambientais e climáticos para o século XXI" organizado como projeto de ensino do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


O seminário inaugura a parceria entre o Ruptura e o Instituto de Pesquisa, Direito e Movimentos Sociais (IPDMS).


As inscrições podem ser realizadas via sympla aqui


Como palestrantes, receberemos membros do Grupo de Trabalho "Direito e Marxismo" do IPDMS:


Prof. Dr. Ricardo Prestes Pazello

Professor do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Bacharel em Direito pela UFPR. Líder do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania (NDCC/UFPR). Pesquisador do Grupo Temático (GT) de "Direito e Marxismo", já tendo sido seu coordenador, do Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), do qual já foi secretário nacional e conselheiro. Coordenador do projeto de extensão/comunicação popular Movimento de Assessoria Jurídica Universitária Popular - MAJUP Isabel da Silva, integrante do coletivo Planejamento Territorial e Assessoria Popular (PLANTEAR), da UFPR.


Dr. Guilherme C. Uchimura

Doutor em Políticas Públicas pelo PPPP/UFPR - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná, com bolsa pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2018-2022). Mestre em Políticas Públicas pelo mesmo programa (2017-2018). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2010-2014). Pesquisador associado ao IPDMS - Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais. Membro da Equipe Editorial do periódico InSURgência: Revista de Direitos e Movimentos Sociais. Atuou como Pesquisador Jurídico no Instituto Declatra em Curitiba/PR (2015-2016). Atuou como Professor do Curso de Direito da UniSociesc - Centro Universitário Sociesc em Joinville/SC (2019-2020). Atua como Assessor Técnico na Área Jurídica na Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social - AEDAS, no Projeto de Assessoria Técnica às comunidades atingidas pelo Plano de Emergência da Barragem de Serra Azul, em Itatiaiuçu - MG (2023-). Escreve na coluna Que Direito é Esse? do Brasil de Fato Paraná. Possui experiência como pesquisador, docente, advogado, assessor jurídico popular e assessor jurídico sindical. Pesquisa nas áreas de sociologia do direito e antropologia do direito, com ênfase nas temáticas: direitos e movimentos sociais; crítica marxista ao direito; movimentos populares; lutas por direitos; conflitos socioambientais; populações atingidas por barragens.


Dra. Naiara A. Bittencourt

Doutora e Mestra em Direito Humanos e Democracia pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR. Assessora da Diretoria de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab. Atuou como advogada e coordenadora do Programa Iguaçu na Organização de Direitos Humanos Terra de Direitos no eixo de Biodiversidade e Soberania Alimentar entre 2017-2023. Integrou o Grupo de Trabalho em Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia e a Rede Sementes da Agroecologia no Paraná no mesmo período. Foi representante na Comissão da Produção Orgânica no Estado do Paraná CPOrg/PR (2020-2022) e da Câmara Agroecologia e Agricultura Orgânica do Conselho de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Paraná (Cedraf) (2020-2022). Participou da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - CNAPO (2017-2018). Foi Coordenadora Administrativa do Centro de Formação Milton Santos - Lorenzo Milani (2019-2022). Professora convidada de Pós-graduações em Direito no Paraná. Participou da fundação e da coordenação do projeto de Promotoras Legais Populares de Curitiba e Região (2012-2015).


Como mediadora de mesa teremos nossa Diretora-Geral:


Dra. Leura Dalla Riva

Doutora em Direito Público Comparado pelo Departamento de Ciência Política da Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli (Unicampania, Itália). Mestrado em Direito com ênfase na linha "Direitos da Sociobiodiversidade" pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Educacional da Lapa (UNIFAEL). Graduada em Direito na Universidade Regional de Blumenau (FURB, Brasil).




129 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page