top of page
  • Foto del escritorRuptura

Seminario "Emergencia y justicia climática en las ciudades: repensar lo urbano"

El 09/11, de 9.00 a 12.00 horas (Hora de Brasilia GMT-3), Ruptura celebrará el seminario "Emergencia y justicia climática en las ciudades: repensar lo urbano".


La actividad forma parte del "Ciclo de Debates Ruptura: desafíos socioambientales y climáticos para el siglo XXI" organizado por Ruptura en colaboración con el Programa de Postgrado en Derecho de la Universidad Federal de Santa María (PPGD/UFSM).


Este seminario también cuenta con la colaboración: del Programa de Postgrado en Derecho de la Pontificia Universidad Católica de Campinas (PPGD - PUC/Campinas); del Programa de Postgrado en Desarrollo de la CAPES (PDPG) "Derecho a la Vivienda, Neoliberalismo y Vulnerabilidad: la violación de los derechos humanos y las consecuencias medioambientales" y el Grupo de Investigación Mundus sobre Derechos Humanos, Gobernanza y Democracia y el PPGD de la Universidad Regional del Noroeste del Estado de Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.



El seminario tendrá lugar en el canal YouTube de Ruptura: https://www.youtube.com/@projetoruptura


Los participantes que firmen la lista de asistencia disponible durante la retransmisión del evento recibirán un certificado de participación de 3 horas de actividades por parte del PPGD/UFSM.


Consulte el programa y los ponentes confirmados:


9h. Profa. Dra. Aline Michele Pedron Leves

Professora Efetiva Adjunta do Curso de Direito da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus São Borja/RS; Pós-Doutoranda (PDPG/CAPES), Doutora, Mestra em Direito pelo PPGD/UNIJUÍ e Bacharela em Direito pela UNIJUÍ; Vice-Líder do Observatório de Direitos Fundamentais (DGP/CNPq/UNIPAMPA-SB); Advogada (OAB/RS); Pesquisadora Docente do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq: Direitos Humanos, Governança e Democracia - Mundus (PPGD/UNIJUÍ). Colaboradora do projeto Ruptura.


9h30. Prof. Dr. Ivo dos Santos Canabarro

Pesquisador associado a UNESCO na Cátedra Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras. Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Pós doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estágio de doutorado na Université Paris III Sorbonne Nouvelle, Instituto de Cinema e Audiovisual com orientação de Philippe Dubois. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Governança e Democracia - Mundus (PPGD/UNIJUÍ).


10h. Profa. Dra. Elenise Felzke Schonardie

Professora do Quadro Docente Permanente do Programa de Doutorado e Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, atuando também no curso de graduação em Direito. Doutora em Ciências Sociais pela UNISINOS. É membro e vice-líder do grupo de pesquisa Direitos Humanos, Governança e Democracia - MUNDUS (Repositório dos Grupos de Pesquisa do Cnpq). É membro da Rede de Estudos Direito das Relações Internacionais - REdRI e da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre as Desigualdades.


10h30. Prof. Dr. Josué Mastrodi

Professor Titular da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde leciona a disciplina de “Direito Administrativo”. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito (PPGD) da PUC-Campinas, onde leciona a disciplina "Direito ao Desenvolvimento Social nas Ordens Internacional e Interna". Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (2008). Atua na linha de pesquisa "Direitos Humanos e Políticas Públicas" do PPGD Puc-Campinas, principalmente em temas envolvendo proteção e promoção de direitos sociais e sustentabilidade.


11h. Prof. Dr. Cláudio José Franzolin

Professor pesquisador e titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PPGD PUC-Campinas). Professor de direito do consumidor e direito civil no curso de direito e de direito ambiental no curso de Engenharia Ambiental. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).


Debatedoras:

Sabrina Lehnen Stoll

Diretora de Litigância do Ruptura. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestre em Direito Público pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Maria Eduarda Ardinghi Brollo

Diretora de Projetos e Parcerias do Ruptura. Mestranda em Direito no Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) em parceria com o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CPTEn), com estudos na área de transição energética e parcerias multissetoriais.

Leura Dalla Riva

Diretora-Geral do Ruptura. Doutoranda em Diritto Comparato e Processi di Integrazione pelo Departamento de Ciência Política da Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli (Unicampania, Itália). Mestrado em Direito com ênfase na linha "Direitos da Sociobiodiversidade" pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).








2 visualizaciones0 comentarios

Comments


bottom of page