COLABORADORES
Conheça a equipe que participa e auxilia nas atividades promovidas pelo projeto Ruptura
Hub Brasil
Jéssica Tavares Fraga Costa - Coordenadora de Pesquisa
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com pesquisa sobre "A cobrança pelo uso da água como ferramenta de preservação ambiental". Pós-graduação em andamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduada em Direito Agrário e Agronegócio pela Fundação Escola do Ministério Público (FMP/RS).
Luiz Fernando Rossetti Borges - Coordenador de Litigância
Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de Direito Internacional e Sustentabilidade. Especialista em Direito e Processo Penal pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco da Universidade Federal de Santa Catarina (GPDA/UFSC) e do Grupo de Pesquisa Poder, Controle e Dano da Universidade Federal de Santa Catarina (GPPCDS/UFSC). Advogado.
Ligia Payão Chizolini - Coordenadora de Comunicações
Pós-graduada em Meio Ambiente e Sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Advogada. Membro do Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action (LACLIMA).
Professora efetiva da Carreira do Magistério Superior junto ao Curso de Graduação em Direito da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA / Campus São Borja). Pós-Doutoranda com bolsa CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação CAPES intitulado "Direito à Moradia, Neoliberalismo e Vulnerabilidade: a violação de direitos humanos e as consequências ambientais". Doutora e Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com bolsa integral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharela em Direito pela UNIJUÍ.
Mestranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC- Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Sustentabilidade e Proteção de Vulneráveis (CNPq/PUC/Campinas). Membro do Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos (INPPDH) e da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).Pós-graduada em Direito Processual Civil e em Direito Público. Professora de cursos de pós-graduação, advogada e vice -presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB Campinas. Autora e co-autora de obras jurídicas.
Professor pesquisador e titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PPGD - Puc-Campinas). Professor de direito do consumidor e direito civil no curso de direito e de direito ambiental no curso de Engenharia Ambiental. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Especialização em Compliance e Governança Jurídica (Centro Universitário FAE) e em Direito Civil e Empresarial (PUC/PR). Graduada em Direito (PUC/PR). Advogada.
Eduardo Camargo Olyntho de Arruda
Pós-graduando em Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Bacharel em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Estagiário de Pós-Graduação na Defensoria Pública da União. Estuda temas como Direito Ambiental e políticas tributárias voltadas à promoção da saúde e preservação do meio ambiente.
Mestrando na área de Ecologia pela UDESC, Engenheiro Florestal com experiência em Gestão de Projetos, Fitossociologia, Dinâmica Florestal e Análise de Dados Ecológicos.
Henrique de Jesus dos Santos
Graduando em Comércio Exterior na Universidade Cruzeiro do Sul Virtual. Pesquisa e estuda temáticas voltadas às relações humanas com o meio ambiente como uma entidade de direitos, proteção aos animais, diplomacia e políticas econômicas e sociais sustentáveis.
Isadora Raddatz Tonetto
Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Ciências Penais e Criminais pela Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS). Graduada em Direito pela Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS). Graduada em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Integrante do Grupo de Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direitos da Sociobiodiversidade (GPDS/UFSM). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (CLIO/UFSM). Advogada.
Graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS), com participação ativa como vice-coordenadora em vários Projetos de Extensão nas áreas das ciências ambientais e humanas. Destaca-se pelo seu envolvimento na aplicação da Gestão Ambiental na Gestão e Administração Pública, em colaboração com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Ponta Porã-MS. Atualmente, atua no grupo de pesquisa Sócio-econômico-ambiental de Mato Grosso do Sul, concentrando sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso nos "Impactos Socioambientais do Agronegócio na Reserva Indígena Dourados/MS".
Doutoranda em Direitos Humanos no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista CAPES/PROSUC. Integrante do Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade” da UNIJUÍ/RS. Mestra em Direito pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da ATITUS/RS (2018), pesquisa que também contou com apoio financeiro da CAPES através do PROSUP. Professora dos cursos de Direito e Gestão da ULBRA/RS.
José Vitor Ardinghi Brollo
Graduado em Direito, com ênfase em Direito Privado, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Possui formação livre em Direito Imobiliário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estagiário (OAB/SP n° 234.797-E) na área tributária. Foi monitor de Sociologia Geral e Sociologia do Direito. Estuda temas como tributação verde e aspectos constitucionais do processo civil.
Josué Mastrodi
Professor Titular da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde leciona a disciplina de “Direito Administrativo”. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito (PPGD) da PUC-Campinas, onde leciona a disciplina "Direito ao Desenvolvimento Social nas Ordens Internacional e Interna". Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (2008). Atua na linha de pesquisa "Direitos Humanos e Políticas Públicas" do PPGD Puc-Campinas, principalmente em temas envolvendo proteção e promoção de direitos sociais e sustentabilidade.
Pós-Doutora em Direito Educacional e Direitos da Natureza pela Universidade do Salento (CEDEUAM Lecce Italia). Doutora em Direito Comparado e Processos de Integração Universidade Degli Studi Della Campania Luigi Vanvitelli Caserta Itália. Bacharela em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau SC Brasil. Diretora Adjunta da Presidência Nacional para relações internacionais da Associação Brasileira de Direito Educacional (ABRADE). Professora Assistente das disciplinas Política constitucional comparada e Comparação constitucional e geopolítica (SSDIUS/2) - Departamento de Ciências Humanas e Sociais dos Cursos de graduação respectivamente em Ciências políticas e científicas relações internacionais e em Estudos geopolíticos e internacionais da Universidade do Salento – Lecce - Itália.
Mestranda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduada em Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Dom Alberto. Graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Alto Uruguai e das Missões). Técnica em Administração pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFAR-SVS). Membra do Grupo de Pesquisa em Direito dos Direitos dos Animais da Universidade Federal de Santa Maria (GPDA/UFSM).
Servidor público do Estado de Santa Catarina. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduado em "Direito Público e Privado Material e Processual" pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) desenvolvido junto à Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC).
Samantha Costa Alves
Graduada em Publicidade e Propaganda, técnica em Comunicação Visual e possui cerca de 6 anos de experiência em comunicação envolvendo projetos e negócios de impacto socioambiental. Articuladora Nacional do Coletivo Engajamundo, onde colabora com ações de ativismo e advocacy climático. Atualmente é Mestranda em Política Social e centra suas pesquisas na transformação da economia e sociedades como forma de combate sistêmico contra as mudanças climáticas e relações desiguais de poder.
Mestrando no programa de Magister en Derecho (LLM), mención en Derecho Constitucional, pela Pontifícia Universidad Católica de Chile, com financiamento integral pelo Programa de Becas Sur-Sur da Agencia Chilena de Cooperacion Internacional para el Desarrollo (AGCID). Advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017-2022). Vinculado ao CNPq pelo Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI/UFPR)e ex-pesquisador bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Direito UFPR (2020-2022). Linha de pesquisa voltada aos temas de direitos humanos e democracia, sociobiodiversidade e questões conexas
Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2021). Mestrando em Ciências Ambientais no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (2023) (PROCAM/IEE/USP). Trabalhou na Escola de Construção Civil de Taboão da Serra como estagiário (2017-2018). Fez parte do coletivo estudantil autogerido FAU Social de 2016 a 2017 como projetista. Possui Iniciação Científica na temática de Hortas Urbanas (2018-2019) (FAU/USP). Trabalhou no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) no projeto Democracia, Artes e Saberes Populares (2019). Em 2020 começa a trabalhar como estagiário no escritório Brasil Arquitetura. Possui interesse pelas áreas de Planejamento Territorial, Urbano, Segurança e Soberania Alimentar, Habitat, Governança, Políticas Públicas e Mudanças Climáticas.
Hub América Latina
Aideé Lara Juárez
Graduada em Direito pela Universidad La Salle. Mestre em Direito Penal pelo Instituto Nacional de Ciencias Penales. Especialista em Documentação Integral de Casos de Tortura de acordo com as diretrizes do Protocolo de Istambul do Instituto de Formación Profesional y Estudios Superiores de la Fiscalía General de Justicia de la Ciudad de México. Atualmente cursando especialização em Educação Jurídica no Centro de Estudios sobre la Enseñanza y el Aprendizaje del Derecho. Consultora e Coordenadora de Treinamento em questões de segurança cidadã, violência de gênero, prevenção do crime, direitos humanos, desaparecimento de pessoas, direito processual penal, entre outros.
Daniel Araya González
Master e especialista em Justiça Constitucional e Direitos Humanos pela Universidade de Bolonha (Itália). Especialista em Direito Agrário e Ambiental pela Universidade de Costa Rica. Graduado em Direito pela Universidade La Salle (Costa Rica). Professor permanente e coordenador da Clínica Jurídica de Cambio Climático, Interculturalidad, Ambiente y Derechos Humanos da Universidad Fidélitas (Costa Rica). Membro do Comité para el Análisis Ecológico del Derecho del Centro Euroamericano de Políticas Constitucionales (CEDEUAM) da Universidade de Salento (Italia).
Roselia Castro Madrigal
Graduada e Mestre em Direito pela Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Mestre em Direito com orientação em Juicio Orales en materia Penal (2017). Mestre em Direito Processual Civil, Familiar y Mercantil (2023) e com estudos no Doutorado em Direito (2019), todos junto ao Instituto de Formación e Investigaciones Jurídicas de Michoacán (México). Advogada e Docente nas áreas de Derecho Penal, Litigación y Estrategia en Juicios Orales, Amparo, Técnicas del Debate en Juicio, Derechos Humanos, Hermenéutica, Argumentación e Investigación Jurídica, nos cursos de pós-graduação em Direito do Instituto de Formación e Investigaciones Jurídicas de Michoacán y para la Universidad Vizcaya de las Américas.
Ulises Nicolás Carmona García
Graduado em Direito pela Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Mestre em Direito Penal com orientação em juízos orais e com estudos en Derecho Penal con Orientación en Juicios Orales. Mestre em Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública e com estudos no Doutorado em Direito (2019), todos junto ao Instituto de Formación e Investigaciones Jurídicas de Michoacán (México). Advogado e Professor nas áreas de: Derecho Penal, Litigación y Estrategia en Juicios Orales, Amparo, Técnicas del Debate en Juicio, Derechos Humanos.
Equipe técnica
Bianca Villegas
Ligia P. Chizolini
Eduardo C. O. de Arruda
Henrique de J. dos Santos
Roberto A. Levy
Guilherme S. de Moura
Jessica T. F. Costa
Isabella O. S. Cardoso do Amparo
Designer
Daniele de O. Lazzeres
Beatris Rosas Cleto